segunda-feira, 3 de setembro de 2007

PELA METADE em Guarulhos

Pois é, Pela Metade é um curta dirigido pela minha amiga Ana Divino do grupo Cinema de Guerrilha formado por um pessoal da Filosofia da Usp e da Escola Livre de Cinema de Santo André. Um dia abri um email-convite para um um teste, fui lá e ela acabou me escolhendo entre "um monte" de candidatos (importante esta informação não?) Gravamos nos finais de semana de fevereiro e março. Gostei bastante do processo mas até hoje ainda não vi o resultado. E ainda não será desta vez que verei, pois ele será apresentado hoje, no Festival de Curtas de Guarulhos às 15h, portanto, daqui à pouco. De qualquer forma, fica o registro.

Veja programação completa do Festival :

Núcleo Quimera de Produção
Secretaria de Cultura de Guarulhos
e Escola Viva de Artes Cênicas
apresentam:


CURTA GUARULHOS
Dias 01 e 02 de Setembro
no Teatro Adamastor Pimentas

Nos dias 01 e 02 de Setembro acontecerá o primeiro Festival de Curtas a ser realizado na cidade de Guarulhos - SP, pelo "Núcleo Quimera de Produção" em parceria com a Escola Viva de Artes Cênicas e Secretaria de Cultura de Guarulhos.

O Festival lançará o troféu "pato preto" de áudio e vídeo, inspirado no lago dos patos, Vila Galvão, onde está situada a sede da Escola Viva de Artes Cênicas. Serão premiadas com o troféu as seguintes categorias: Melhor Curta-metragem; Direção; Roteiro; Fotografia; Direção de Arte; Trilha Sonora; Edição e Júri Popular.

O objetivo deste festival é inserir a cidade no eixo de produção, exibição e apoio ao cinema nacional.

A apresentação do Festival será realizada pelas personagens "Astúcia, Prudência e Angústia", interpretadas pelos atores guarulhenses Dorival Oliveira, Felipe Almeida e Fernando Pivotto. As personagens são do espetáculo "As Bondosas", apresentada pelo grupo Expressão em Cena - 1º lugar por votação de grupos da MAC 2007 (Mostra de Artes Cênicas) - sob direção de Cláudia Nascimento .


Dia 01/09

19h - ABERTURA OFICIAL
Abertura
Trailers dos curtas selecionados.
CURTA CONVIDADO:
“ATO 2 CENA 5” de Esmir Filho e Rafael Gomes.
O Teatro, a Atriz, o Ator: uma relação de amor e ódio, uma disputa, representações, a cena e a vida. Com Maria Alice Vergueiro e Luciano Chirolli (prêmio de melhor ator no 32º Festival de Cinema de Gramado).

20h Processo de criação de Eduardo Aguilar
Apresentação de Eduardo Aguilar e exibição de seus curtas:

CLAUSTRO (2005)
2 irmãos e uma irmã de criação dividem um apartamento. O ciúme, a dor, a violência e o afeto... As relações, os meios, as metades, o meio-dia.
O QUADRO (2005)
Na casa vazia, as lembranças permanecem. No quadro de cada um, o desenho/desejo é sempre diferente. A memória e os sentimentos, fragmentos dispersos e difusos na luz do crepúsculo.
LOURDES, UM CONTO GÓTICO DE TERROR (2004)
Uma fábula gótica de terror situada numa época e espaço indeterminados.
Duas jovens noviças alternam-se na busca solitária do prazer, entre o permitido e o proibido. A imagem de Nossa Sra de Lourdes confunde os sentidos de uma delas. Enquanto isso a Madre Superiora conduz um jovem Padre aos seus aposentos, revelando-lhe seu trágico destino.
São almas vagando num ‘purgatório’. Bruxas/zumbis que não buscam mais o perdão e a anuência, apenas o desejo da contravenção.
JOGOS (2005)
Uma história sobre acordar e se reinventar a cada nova manhã.

Bate Papo com o diretor.

Dia 02/09

14h – Workshop de Roteiro com o roteirista e diretor Luiz Felipe Peres.
Formado em Rádio e TV pela faculdade Cásper Líbero, Luiz Felipe Peres atua na área de curtas-metragens desde 2003. Em seu primeiro trabalho em curta, "Placebo"(2003), foi indicado no Festival Casperito 2004. Atuou na equipe dos curtas: "Sete e 1/2" (também domo diretor); "Quanto mais manga melhor" Direção: Michele Lavalle; "Se" Direção Ana Lucchese ; entre outros.
OBS: O workshop será gratuito, e os interessados deverão comparecer no horário do workshop munidos de rg.

15h – SESSÃO 1


“Pela Metade” (São Paulo - SP)
dir. Ana Divino.

Ronaldo tenta capturar um evento que se repete em sua vida.

A descolorização” (Aquidauana - MS)
dir. Danson Knetsch/Essi Rafael
A arte é colorida. A vida não.

“Vertigem Fugaz” (São Paulo - SP)
dir. Bruno Graziano
Uma garota sai correndo de uma sala de aula em plena universidade deserta. Sem saber pra onde ir, parece estar fugindo de alguém, até que...

“Decifra-me ou te devoro” (São Paulo - SP)
dir. Leandro Meneses
Rapaz caminhando pela rua tenta reconhecer um sujeito vindo em sua direção, mas a infrutífera busca feita em sua memória causa uma tensão e o encontro culmina em algo inesperado.

“Best Wishes Frank Sinatra” (Curitiba - PR)
de Eduardo Melo, Eduardo Vianna, Guilherme Ogg e Nivaldo Tim
Alberto Babaca e Porco Seboso participam de uma saga de um disco autografado pelo próprio Frank Sinatra.

“Falenópolis” (São Paulo - SP)
dir: Anderson Lima
Nádia tem 9 anos e está dividida entre o amor de um menino de sua classe e o amor platônico de um admirador secreto que lhe escreve cartas.

“Viajando” (Aquidauana - MS)
dir. Essi Rafael
Enquanto o ônibus não chega, eles viajam.

Nenhum comentário: